A Espiral do Silêncio

Imagine a seguinte cena: você e outras 19 pessoas estão em um grupo de discussão sobre um assunto qualquer. Todos – exceto você – têm exatamente a mesma opinião sobre o tema. Qual sua ação? Se calar e concordar ou gastar suas energias para tentar convencer os outros?

Mesmo que na teoria a argumentação seja válida e pode trazer votos ao seu favor, na prática nem sempre é assim. Muitas pessoas se sentem acuadas diante da maioria e preferem concordar ao invés de persuadir.

De modo geral, é disso que o “espiral do silêncio” trata. O termo foi criado por uma cientista alemã chamada Elisabeth Noelle Neumann, que estudava os efeitos da comunicação de massa. O espiral se refere ao fato de que, de acordo com os estudos, quanto mais minoritária a opinião dentro de um universo social, maior será a tendência de que ela não seja manifestada.

 Tenho certeza que isto já aconteceu com você. Quantas vezes deixamos de falar algo para não sermos taxados como o “do contra”? E isto nem sempre é realizado de forma consciente. O medo de ser visto de modo estranho ou de ser isolado nos faz calar e até mudar de opinião automaticamente.

 E como isso afeta um RP?

 Nós lidamos com pessoas e é imprescindível ouvir e analisar a opinião dos públicos – sejam minoria ou maioria -, a fim de avaliar profundamente todos os pontos necessários. E, ainda assim, é preciso tomar cuidado.

 Um exemplo comum é o focus group, tipo de pesquisa em que pessoas realizam uma discussão com a ajuda de um moderador. Nela, um dos indivíduos pode se sentir acanhado e não expressar sua real opinião diante do que os outros falam. Nestes casos, cabe ao moderador deixar todos a vontade, estimular a participação e ficar atento aos sinais não-verbais.

 Isto tem impacto até nas eleições: Elisabeth começou seus estudos analisando como os votos mudavam consideravelmente na reta final do processo eleitoral. Eram os eleitores que buscavam alinhar sua opinião com a da maioria, desejando se incluir naquele grupo e não ser julgado como opositor.

 Portanto, fica o aviso: esteja atento a tudo dentro de sua organização, promova ferramentas para que todos possam se expressar – preferencialmente de forma anônima – e mostre que todas as opiniões são ouvidas e consideradas igualmente importantes.

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