Relações Públicas e outras atuações – Fashion PR

Parece que o estudo de Relações Públicas e Redes Sociais se tornou moda e o que não falta nos blogs de Relações Públicas e comunicação social são assuntos relacionados a web 2.0 e 3.0, além dos novos gadgets e suas tecnologias.
É claro que são itens de extrema importância para um profissional de Relações Públicas que deseja ter um diferencial e estar sempre à frente para atender as expectativas de seu contratante ou para si mesmo. Mas venho percebendo que outras áreas que o Relações Públicas pode atuar estão sendo deixadas de lado.
Os alunos da graduação parecem não ver o leque de opções de mercado que o profissional pode atuar e é por isso que venho falar da atuação do Relações Públicas no mercado de moda.
Vemos algumas matérias com Relações Públicas que trabalham no mercado de moda, porém são raras as publicações de cunho científico sobre o assunto. Por conta disso, defendo que não há profissional de maior competência para trabalhar com marcas/profissionais de moda do que o Relações Públicas.
Moda virou moda: existem diversas empresas voltadas para atender o mercado do vestuário/calçadista/acessórios, mas poucas possuem competência para posicionar sua marca entre os consumidores. Estilistas e designers também são muitos, mas poucos conseguem o sucesso de transformar seu nome em marca de maneira bem colocada e ainda, ter o privilégio de atribuir valores aos produtos, o que aumenta o preço, consequentemente, a rentabilidade da marca.
O Relações Públicas é o profissional capacitado para fazer pesquisa de mercado e opinião e assim, conhecer a aceitação dos possíveis consumidores da marca e fundamentar a criação da marca em cima destas opiniões; fazer constante avaliação da marca; fazer estudo de branding; identificar e segmentar os públicos; posicionar a marca perante os públicos e também perante a imprensa (líderes de opinião); além de organizar eventos da área de moda.
Porém, o Relações Públicas não deve ter medo de mostrar ao mercado de moda que ele é o profissional que eles precisam. Muitos ainda não conhecem a profissão de Relações Públicas ou têm uma visão deturpada desse profissional. Marta Feghali, autora do livro As Engrenagens da Moda, define o profissional de RP como aquele que
“Faz o intermédio da marca com o pessoal de marketing, lidando com produtores, editores, stylists, com a mídia e também com as agências de publicidade. Cuida da distribuição dos convites e participa da elaboração do mapa de assentos dos convidados na platéia. Para isso, possui uma poderosa lista de contatos – é quase íntimo de pessoas-chave -, além de saber receber. Às vezes, tem que cuidar até da contratação de bufê para entrevistas coletivas”.
Sabemos que nossas funções vão muito além da superficialidade de ‘conhecer pessoas importantes’ e é isso o que precisamos gritar para o mercado de trabalho. Mas primeiramente, saber com clareza as atividades e funções da profissão que você escolheu e como deverão ser trabalhadas no mercado de moda.

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