Entrevista com Felipe Teobaldo

Entrevista realizada especialmente para o Blog Polis

Esta semana trazemos como entrevistado o publicitário Felipe Teobaldo, o @teo, para nos contar um pouco sobre sua carreira.
Ele se formou em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pernambuco, mora atualmente em São Paulo e já passou por várias experiências bacanas, sendo a última delas a nomeação de consultor do Tumblr no Brasil.

1- Você é formado em Publicidade e Propaganda pela Unicap. Como se deu a escolha pela área?
Escolhi a faculdade de comunicação pela infra-estrutura que melhor havia em Recife para ter acesso a tecnologia. Sempre quis trabalhar com isso e os laboratórios e próprio perfil do curso me aproximavam mais desse mercado que a UFPE, mais teórica e menos equipada. Na UFPE eu cursei Arte Educação, procurando mais base teória sobre como utilizar expressão artística como forma de ensinar e passar mensagens pra outras pessoas.


2- Como foi seu crescimento profissional?

Comecei como diretor de arte na agência experimental da faculdade porque era ilustrador freelance. Fui então contratado pela JYNX, uma agência de advergames e soluções baseadas em jogos, onde fiquei até ir para o CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) onde cuidei de mobile gaming e interfaces paradevices móveis. Dalí, segui dando cursos sobre arquitetura de jogos até decidir vir pra São Paulo, onde passei a dar consultoria em inteligência digital. Pelo crescimento dos meus projetos pessoais, consegui uma proposta da F.Biz e algum tempo depois fui para Giovanni+DRAFTFCB criar o núcleo de Social Media. Fiquei na agência até surgir a proposta de ir para o TUMBLR.

3- Conte nos um pouco sobre as experiências a frente do Neonico. Quais foram os diferenciais para fazer com que ele se destacasse?
Criei o Neonico como parte do meu portfolio de tecnologia, utilizando mecânicas de games para atingir uma audiência ainda não explorada no Brasil de moda masculina. O projeto é um grande acervo de imagens de moda, desenvolvido dentro do TUMBLR. O Neonico cresceu rapidamente e virou um portal com milhões de acessos que me permitiu ganhar visibilidade no mercado paulista. Passei a prestar consultoria para marcas como Renner, GNT Fashion e Pense Moda enquanto o Neonico continua crescendo e se fortalecendo.

4- Como começou a relação com a Lacoste (como curador de streetstyle)?
Fui convidado para participar de uma série de editoriais, fotografando pessoas legais e como seus estilos se cruzam com a linguagem da Lacoste.

5- Como está sendo a experiência como primeiro consultor do Tumblr no Brasil?
Tem sido incrível estar no coração de uma rede social chegando ao Brasil. O trabalho de ouvir o usuário brasileiro e procurar meios de desenvolver as comunidades me parece uma chance rara no mercado nacional. Nos próximos meses, o Tumblr vai ganhar bastante da cara e jeito brasileiro, estou super animado com tudo isso.

6- Qual foi a importância para você de começar em um ambiente profissional, mas que oferece a orientação de professores?
Trabalhei voluntariamente na agência experimental da faculdade, foi uma grande escola de prática publicitária e me fez cedinho entender o que eu queria e não queria pra minha carreira. Acho importantíssimo e fundamental qualquer central de ensino dar esse tipo de suporte pros seus alunos, e mais ainda pensando em como essas agências podem ajudar ONGS e a própria comunidade criativa.

Leave a Reply

