Como escrever metas, objetivos, estratégias e táticas

Metas, estratégias, objetivos, táticas …. é o suficiente para fazer com que o plano de Relações Públicas te enlouqueça rapidamente!

Na próxima vez que você se sentar para criar um inteligente, criativo e estratégico plano de RP para moda, certifique-se primeiro de que você sabe a diferença de cada um. Pontos extras se você consegue memorizar tudo isso e dizer as principais diferenças e o que você criou para o seu chefe ou cliente.

Mas vamos ao que importa: diferenciar e desenvolver cada um deles.

METAS
Pense em metas como objetivos globais a longo prazo, isso inclui as necessidades, sonhos e esperanças. Elas são tipicamente amplas, abstratas e potencialmente difíceis de quantificar.

Exemplo: com base no interior de São Paulo, a marca Dolphin, que produz roupas, quer se tornar conhecida no país todo e começar a exportar seus produtos.

OBJETIVOS
Pense em objetivos como os resultados desejados que irão ajudar a satisfazer as metas. Eles são planejamentos que explicam o que precisa acontecer, o que precisa ser alcançado ou o que precisa ser mudado para que as metas sejam cumpridas. Eles precisam ser expressos em termos concretos e mensuráveis (algo muito real, que você possa acompanhar).

Dica para escrever objetivos
– Comece com um verbo de ação – palavras como ‘aumentar’, ‘reduzir’, ‘melhorar’ e ‘manter’ funcionam bem.

Exemplo: garantir no período de 3 meses, 15 publicações sobre a marca ou editoriais com as roupas Dolphin em blogs e revistas de moda do país.

ESTRATÉGIAS

Um passo considerável no processo de planejamento são as estratégias. Pobres coitadas, elas são as mais incompreendidas! Estratégias são simplesmente o “como” que, quando feita corretamente, vai ajudar a garantir que você alcance seu objetivo declarado. Suas estratégias também são as diretrizes que definem a direção estratégica de seus programas (ou seja, suas táticas).

Dicas para escrever estratégias
– Use verbos de ação como ‘desenvolver’, ‘criar’, ‘promover’, etc
– Se você acabou de escrever praticamente um livro do tipo  “Desenvolver um projeto para…”, desculpe, mas está errado! Estratégias não incluem o “para”, isso é quando se quer atender o objetivo estabelecido.
– Tome cuidado com o “através”, como em “Promover a minha marca através do desenvolvimento de um catálogo”. Isso, caro leitor, é uma tática. O que você faz com o catálogo que é a sua estratégia.

Exemplo: Promover a marca Dolphin através de um bate-papo ou evento para 50 blogueiros do país.

TÁTICAS
Ah, finalmente as táticas… elas são os itens específicos que definem o seu plano. Pode parecer meio confuso, mas preste atenção: táticas são itens de ação.

Dicas para escrever as táticas
– Táticas funcionam melhor quando acompanhadas por verbos como ‘implementar’, ‘utilizar’, ‘adicionar’, ‘contatar’ ou ‘participar’.
-Adicione resultados mensuráveis e datas.

Exemplo: ‘Adicionar 50 blogueiros de moda na minha lista de contatos até semana que vem’ ou ainda a questão citada acima “Promover a minha marca através do desenvolvimento de um catálogo”.

E aí está! Siga estas dicas ao trabalhar no seu próximo plano para dominar o mundo que envolva Relações Públicas, Marketing, Mídia Social e afins. Procure gastar menos tempo no planejamento e mais tempo na execução.

Por Crosby Noricks para o PR Couture

4 thoughts on “Como escrever metas, objetivos, estratégias e táticas

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s