Como Desenvolver um plano de Relações Públicas focado em Moda

Desenvolvimento de uma marca é um trabalho de amor, mas um bom e elaborado plano estratégico de RP  coloca essa paixão em foco, estabelece objetivos concretos e ajuda você a mantê-lo organizado. A série de etapas a seguir fornecem um esquema fácil de usar para personalizar o seu próprio plano de RP para uma marca de moda.

 
Pesquisa

Você não pode chegar em qualquer lugar se você não sabe onde se encaixa a sua marca no mercado e sem a identificação de um público-alvo. Existem dois caminhos para alcançar esta pesquisa: primário e secundário. Pesquisa secundária consiste na coleta de dados que já foram publicados. Você pode encontrar estatísticas relevantes para o comportamento de compra dos consumidores ou tendências emergentes em comércios de moda em publicações de marketing ou blogs (uma maneira de contornar a situação quando não se tem uma assinatura em sites como o WWD ou WGSN). Pesquisa primária significa sair e fazer investigação por conta própria – uma rápida pesquisa de opinião clientes anteriores. Os amigos e a família podem ser usados para ajudar você a definir melhor sua marca. É preciso descobrir como a empresa aparece aos olhos do público. Considere aqui experiências boas e ruins que você já teve antes, além dos elogios e críticas.

    Não cometa o erro de escolher um público-alvo que é muito amplo. Enquanto você e sua mãe podem acreditar que “todas as mulheres” devem se apaixonar com sua linha de bolsas, não estabelecer um público-alvo claro atrapalha a sua marca. As táticas criativas de seu plano de RP devem ser adaptadas para um conjunto específico de clientes, para aprender o máximo possível sobre seu público-alvo. Seja criativo. Caso o público-alvo seja mulheres de 20 a 30 anos, pense: qual é seu filme favorito? Que tipo de carro que ela dirige? Qual é o seu sabor favorito de chá ou suco? Ela é casada? Ela viaja com freqüência ou prefere ficar em casa? Essas respostas podem te ajudar a inovar.

 Objetivos

Enquanto metas são gerais, os objetivos são específicos. Identifique dois ou três objetivos que você pretende alcançar com o seu plano de RP. Faça com que esses objetivos sejam mensuráveis, assim ficará mais fácil de avaliar os resultados no final da campanha. Por exemplo: Meta: ser um designer de bolsas internacionalmente conhecido; Objetivo: garantir cinco publicações sobre a marca nos principais meios de comunicação dentro dos próximos seis meses.

Planejamento

Depois de ter os objetivos claros e no lugar, é necessário descobrir quais estratégias criativas você vai empregar para cumprir com êxito seus objetivos. Esta etapa relaciona as táticas que você vai empregar para atingir seus objetivos. Táticas incluem assegurar entrevistas, distribuir press releases, o envio de amostras de produtos, criação de uma página de fãs no Facebook, etc

    Lembre-se que cada estratégia deve entregar uma mensagem coesa que se amarra em seu objetivo. Você deve também identificar uma série de mensagens-chave para usar em sua comunicação que enfatizam elementos importantes de sua marca e história.

Avaliação

Quase pronto! A parte final do plano é descobrir como avaliar o sucesso do programa. Como você vai medir o sucesso? Isso pode incluir aparições na mídia ou uma avaliação pré e pós para determinar como os níveis de consciência ou afinidade com a marca mudaram como resultado de sua campanha.

Administração

Uma observação importante: as relações não terminam apenas porque sua campanha terminou. RP é um processo contínuo e cumulativo. É preciso continuar a cultivar os relacionamentos novos e existentes com os editores, vendedores, etc. Relacionamentos constroem credibilidade e vão fazer seu trabalho ficar mais fácil da próxima vez. Manter contato nunca foi tão fácil como agora, no mundo da tecnologia. Um rápido e-mail, tweet ou uma menção no Facebook te ajudam a ficar em contato.

DICAS

• Algumas dicas para criar laços com a imprensa são:

– divulgar notícias sobre o seu produto (press releases)
-dar uma entrevista exclusiva para um jornalista especializado
-palestras ou aparições em seminários, convenções, etc
-lobby (acho importante frisar que o lobby correto não tem nenhuma ligação com suborno, como muitos acham)
-integração com a comunidade
-atividades de responsabilidade social
-faça um evento (o lançamento de uma nova coleção, por exemplo) e envie convites para jornalistas de veículos que atingem seu público-alvo).

• Lembre-se que assim que você divulga seu produto para um jornalista, é necessário que exista alguém para continuar com esse relacionamento. Por isso é importante contratar um Relações Públicas que possa efetuar a assessoria de imprensa.

•O foco dos comunicados sobre seu produto deve ser o mesmo dos seus anúncios e promoções.

•Ofereça co-patrocínio aos veículos para eventos ligados à área e que estejam previstos no seu plano.

Matéria escrita com inspiração neste artigo.

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