Blog entrevista: Elvira Bakalbasic

Primeiro preciso contar como conheci a Elvira. Eu estava fazendo algumas pesquisas no Twitter e vi um tweet dela contando sobre o primeiro dia de trabalho dela em fashion PR (abreviação de fashion public relations, relações públicas focada para moda). Eu logo entrei em contato e pedi para ela falar com exclusividade para o blog como foi a experiência. Ela foi muito atenciosa e prontamente se colocou a disposição para uma entrevista. Confira nosso bate papo!

Cayo Vinícius – Nos diga um pouco sobre você.

Elvira Bakalbasic: Meu nome é Elvira Bakalbasic. Eu nasci na Bósnia & Herzegovina (então Iugoslávia), minha família se mudou para Des Moines, Iowa [Estados Unidos] em 1996 fugindo da guerra que estava acontecendo. Eu tenho vivido nos EUA desde que tinha cinco anos (vou fazer 20 anos no próximo dia 25 de agosto [2011]). Acabei de terminar meu segundo ano na Universidade de Iowa, em Iowa City. Lá estou estudando jornalismo com foco em Relações Públicas e obtendo uma especialização em empreendedorismo. Eu amo moda desde que eu tinha idade suficiente para pegar minha primeira edição da Vogue, mas não me vejo como uma designer. Eu admiro a arte e a criatividade usadas para projetar coleções e fiquei fascinada pela rapidez em que a indústria muda. Quando chegou a hora de escolher para qual universidade ir, escolhi Iowa pelo seu renomado nome na formação de jornalistas. Eu sabia que queria ter um futuro em jornalismo, mas só quando fui aceita no curso que eu percebi que fashion PR era minha vocação. É uma combinação de todas as coisas que eu amo: escrita, negócios e moda.

CV – Você já trabalhou com moda antes? Como começou?

EB: Em Iowa, a idéia de trabalhar com moda é inexistente. Felizmente, Chicago (que fica a quatro horas de carro de Iowa City) está começando a perceber a necessidade de um fashion PR. Em outubro de 2010 eu comecei a fazer pesquisas sobre os estágios de moda e encontrei um estágio virtual para a AKIRA Chicago, uma boutique de alta costura. Candidatei-me para o marketing e mídia social, acabei passando e fui chamada para começar o trabalho em dezembro de 2010. Na mesma época, me inscrevi para outro estágio como assessora do Teatro de Iowa City. Eu não esperava ser chamada para os dois estágios, mas quando isso aconteceu, eu não poderia deixar passar a oportunidade de trabalhar com moda; sabia que para me destacar quando eu fosse me candidatar em grandes empresas da área, eu teria que mostrar experiência e conhecimento da indústria. Estagiar na AKIRA foi o meu primeiro passo para a indústria da moda. Enquanto estava lá, eu criei divulgações para seus mais novos produtos, contribuí para o blog, fiz previsão de moda (que é basicamente avaliar o que fará sucesso na próxima estação) e executei várias tarefas criativas para chamar a atenção de um grande público.

CV – Como foi seu primeiro dia de trabalho como fashion PR?

EB: Meu primeiro dia trabalhando na Shout Social (empresa de Relações Públicas) foi uma emoção. Eu estava muito animada e naquela manhã caminhando para o trabalho, minha animação tirou toda a ansiedade que eu poderia ter sobre o meu primeiro dia. Minha primeira tarefa era pesquisar a lista de clientes que a Shout Social representa; isso foi interessante e me permitiu ter uma idéia sobre com o quê eu ia passar o meu verão trabalhando. Minha tarefa seguinte foi completamente inesperada; especialmente por ser meu primeiro dia, eu não esperava receber tarefas importantes tendo estado lá apenas por uma hora. Minha tarefa era escrever um press release (comunicado para a imprensa) sobre a coleção Outono / Inverno 2011 de um de nossos clientes. Eu nunca tinha escrito um press release fora da sala de aula. Em vez de ficar desesperada, reuni a pouca confiança que eu tinha e dei tudo de mim. Aqui, as pessoas dizem que em Relações Públicas você nunca deve deixar que os outros vejam seu esforço; tudo deve parecer natural. E eu em esforço para isso. Quero que as pessoas possam confiar e contar comigo para fazer o trabalho. Eu trabalho duro e me dediquei muito para um dia conseguir um emprego na indústria da moda, jamais ia deixar este press release roubar meu brilho.

CV – Quais desafios estão ligados ao seu trabalho?

EB: Você sempre tem que estar a par dos acontecimentos. Em Relações Públicas a sua responsabilidade é a de saber quem, o quê, onde, quando e por que antes de todo mundo. Também é preciso manter a calma quando sob pressão. Ninguém vai confiar ou te contratar caso você seja muito emocional. Saber como pesquisar e gostar de escrever – e ter certeza de que você escreve bem. Há muita pesquisa e escrita envolvida nessa área. Como estagiário você precisará fazer um monte de trabalho inútil e desnecessário, meu conselho é sempre fazê-lo com um sorriso. Se você costuma reclamar, é melhor escolher outra carreira. Quase todos que trabalham na moda hoje em dia tiveram que começar no fundo, com o trabalho ‘vagabundo’, e ao poucos, escalar o seu caminho até o topo. Cometer erros é algo que está prestes a acontecer, por exemplo, a minha segunda atribuição depois de escrever o press release foi a de compor o meu primeiro e-mail para os clientes das nossas linhas de jóias. Eu mandei sem anexar o catálogo. Em vez de pirar, eu calmamente expliquei o que aconteceu e pedi desculpas ao meu chefe e juntos, corrigimos o problema. Eu sempre digo a mim mesma para manter a calma. Outro desafio é que o trabalho com moda pode ser intimidante; é uma indústria muito difícil e se você não for o melhor, simplesmente não vai alcançar seus objetivos. Meu conselho é ser criativo, compartilhar suas idéias quando é apropriado e fazer seu chefe vê-lo como um membro indispensável da equipe.

CV – Quais são seus objetivos?

EB: Meus objetivos são trabalhar em Nova York durante minhas férias de verão da faculdade. E, no próximo verão, estagiar em uma revista de moda ou para um designer, de preferência Marc Jacobs. Depois da formatura eu quero trabalhar na Marc Jacobs – este é o meu objetivo final.

 Siga ela no twitter: @SensiblyReckles

Leave a Reply

