Por dentro: meu trabalho com Relações Públicas e Moda na Covet Communications

“Eu aprendi muito sobre RP, primeiramente escrevendo press releases quando lançávamos uma nova linha. Descobri o que funciona e o que não funciona no mundo de Relações Públicas para marcas de jóias finas. Tenho a oportunidade de dar feedback à alguns designers sobre suas linhas, ver o que eles criam e ajudá-los a compartilhar seus projetos com o público “-. Melda Guvenc

Após um estágio de relações públicas de moda com Kelly Cutrone na People’s Revolution, Melda Guvenc tomou a decisão de pôr de lado seus sonhos anteriores do curso de direito e em vez disso, colocar sua mente para trabalhar na indústria da moda na Covet Communications, uma empresa de relações públicas de jóias em Los Angeles. Ela começou a trabalhar como assistente e foi recentemente promovido a jornalista.

Confira o bate papo!


Qual é sua formação?

Eu cresci em Orange County, Califórnia, e fui para Santa Barbara após o ensino médio. Lá me formei em junho passado, com um técnico em ciência política. Escolhi a ciência política porque eu originalmente queria ir para a faculdade de Direito, mas depois do meu estágio de moda na People’s Revolution, no verão de 2008, percebi que queria seguir uma carreira de relações públicas na moda.

Por que Relações Públicas e Moda?
Eu sempre fui apaixonada por tudo em relação à moda e também sempre tive um sentido aguçado para negócios. Comecei a olhar relações públicas destinada a moda como uma forma de combinar os dois e acabei conseguindo um estágio no escritório de Los Angeles da People’s Revolution. Estar nesse meio e ver os prós e contras me fez perceber que era o que eu queria para a minha carreira.

Como você conseguiu a sua posição?
Eu estava fazendo algumas entrevistas em Los Angeles e fui numa boutique que uma amiga está gerenciando. Ela mencionou que estava indo encontrar com a amiga Adriana, que administrava uma empresa de relações públicas para jóias finas e que estava procurando uma assistente. Fui com ela e conversamos brevemente sobre como eu já tinha experiência com o estágio e agora estava à procura de uma carreira nessa indústria. Adriana pediu meu currículo – eu tinha algumas cópias no meu carro devido as outras entrevistas – e marcamos um encontro mais formal para alguns dias depois. O resto é história!

Como é um dia típico no escritório?
Em um dia típico, eu começo verificando/respondendo os pedidos que recebi na noite anterior. Eu checo nossa programação para o dia e vejo quando teremos estilistas visitando nosso showroom e tento descobrir o que eles estão procurando. Se eles estão buscando algo que eu sei que os nossos designers têm em suas próprias lojas ou showrooms, eu envio os estilistas para lá. Coordeno essas visitas e às vezes envio peças para nossos clientes da Europa.
Eu também crio anúncios digitais das novas coleções de nossos clientes para enviar aos estilistas e editores para que eles tenham uma idéia do que está disponível.

Quais são as suas responsabilidades?
Eu defino o cronograma, busco peças em lojas de nossos clientes locais para mostrar em nosso showroom, crio e envio novas informações sobre nossa empresa e clientes para os editores, mantenho um atualizado banco de dados de contato com estilistas e tudo o mais que precisa ser feito naquele dia.

Alguma história recente de sucesso da qual você participa?
Minha história de sucesso favorita é uma sessão de fotos em que eu trabalhei do início ao fim. Eu estava chamando alguns estilistas com os quais ainda não havíamos trabalhado para falar sobre as nossas novas linhas e comecei a conversar com um estilista que precisava de jóias para uma sessão de fotos no dia seguinte. Eu levei algumas que se encaixavam na descrição dele para a sessão e, ao longo das próximas semanas, vi se desenvolver o processo que eu tinha começado com um simples telefonema. Eu ajudei a editar as peças, revisei as fotos e ajudei em todo o processo, inclusive no envio de algumas informações necessárias para a publicação. Vi a jóia do nosso cliente ganhando uma propagação fantástica! Foi a primeira coisa que eu realmente fiz por minha própria conta do início ao fim, e foi muito gratificante!

Que desafios estão ligados ao seu trabalho?
Trabalhar em uma nova empresa tem desafios únicos. Eu tenho que fazer um esforço consciente e constante para familiarizar a comunidade de moda em Los Angeles e Nova York com a nossa empresa e clientes, lançando novas linhas e coleções de jóias e, ao mesmo tempo, estabelecer e manter um forte relacionamento com quem nós trabalhamos. Além disso, é necessário ficar de olho na moda atual, eventos da indústria de entretenimento e notícias relevantes. É um bom desafio quando há sempre tanta coisa acontecendo!

Que exigências do trabalho foram uma surpresa para você?
Acho que a maior surpresa foi ver como funciona uma empresa recente. Por exemplo, eu vim de um estágio em que trabalhei para empresas que têm mais de 10 anos, logo já tinham redes de contato estabelecidas ao longo do tempo. Foi definitivamente uma nova experiência de aprendizagem ajudar a construir informações que inicialmente eu supunha que estavam prontamente disponível.

Em poucas palavras, como você resumiria sua agência?
Covet Communications é uma boutique de jóias finas e uma empresa de relações públicas, representando designers inovadores que criam o tipo de jóia que merece receber reconhecimento.

Entrevista cedida à Lauren Scruggs para o PR Couture

Leave a Reply

